terça-feira, 15 de julho de 2008

A Bela Boemia

A Boemia tem incrível beleza. Tantas vezes criticada e açoitada por aqueles que ficam até tarde no trabalho esperando receber aquela promoção ou aumento que mais parece uma novela; e muitas vezes até um mito. Gente que diz que o trabalho dignifica o homem. Eita, engano!

Veja essas pessoas e suas conversas. Algumas expressões sérias de quem está compenterado no assunto. Certamente que discutem sobre história da humanidade, de onde viemos, para onde vamos. As vezes não assim tão abrangente. Pode ser que aconselham amigos a resolver um certo problema banal, entre um gole e outro de cerveja.

Falam sobre como vão concluir aquele trabalho de faculdade, sobre o que vão fazer da vida num futuro próximo, sobre abrirem juntos um novo negócio; sobre o relacionamento com a namorada ou o que fazer a respeito do vocalista da banda que não se empenha em decorar as letras dos covers e só quer saber de "pegar" as menininhas e se afundar na depressão. Estas sim são coisas que dignificam o homem. Boêmios discutem e filosofam; boêmios são grandiosos!

Mas existem aqueles que só jogam conversa fora e se afogam com cigarro ao não suportar a gargalhada. E são belos assim. Até os que julgam afirmam que o sorrir embeleza o rosto. Sem sombra de dúvida que amanhã pela manhã terão um dia mais gostoso e que virão com boas histórias pra contar. Executarão com mais tranquilidade e humor suas tarefas do dia-a-dia. E ainda farão com que seja mais agradável a vida dos coitados e pobres gananciosos que buscam a tal da promoção. Daqui a dez anos eles ainda estarão desfrutando da vida que lhes foi presenteada. Serão empresários, músicos talentosos, pessoas de bem, que fazem bem a outrém. Enquanto aquela promoção não chega.

E como bons boêmios que são, serão escritores também.


Blumenau, 23/03/2007.

6 comentários:

Anônimo disse...

Um dia serão reconhecidos por terem imaginado do nada, um modo de vida magnífico. O que será muito diferente da teoria pronta que a grande massa vem sendo programada pra seguir, transformando todos os passos das suas vidas em meros capítulos seguintes de manuais de instrução.

Um dia colocarão na parede todos os seus grandes feitos, conquistas e méritos próprios. E poderão dizer, se é que tiverem filhos e netos, que têm uma linda história pra contar.

Enquanto do outro lado, haverão cópias e mais cópias de diplomas que a humanidade já esbanja com "fartura". Haverão os "grandes profissionais bem sucedidos" que de novo, não têm absolutamente nada.

Anônimo disse...

Joannes ^

Andryo Dias disse...

Depois não acreditam quando falamos que somos irmãos! hauhauhaua

Dani Moscatelli disse...

uhauhahu agora que vi a data do ocorrido, mas eu realmente teria persistido se fosse meu primo :P

Bah piá, muito legalllllllllllllll seus posts :D

Dá gosto de vir até aqui ^^

=*********

Anônimo disse...

Que texto mais gostoso de ler. Sério. Deu uma vontade imensa de uma tomar uma gelada nesse friozinho gostoso e ouvir o rim gemer (sim, o meu rim geme, mesmo tendo apenas 16 aninhos de vida).
Bom encontrar isso aqui. Voltarei sempre.
;*

Anônimo disse...

andryyyo, tu tem futuro cara *-*
adoro tuas crônicas!
beeijão pra tiii (L)